Arte e(m)  Contexto

Lucas Icó


ARTE E CONTEXTO, COLAGEM, PRÁTICAS PLÁSTICO-DISCURSIVAS E ESTÉTICO-POLÍTICAS, LOCALIZAÇÃO, PESQUISA-AÇÃO

                 MATRÍCULA                 MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


03 de março a 21 de abril. Quartas, de 19h às 21h



VALOR


R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00



                 MATRÍCULA                  
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


Arte e(m) Contexto quer proporcionar um ambiente de investigação da relação entre arte e contexto social a partir da troca de narrativas, representações visuais, sensibilidades e posicionamentos políticos. Vamos abordar modos como a prática artística apresenta, representa e se relaciona com, assim como de certo modo, cria seu contexto. Serão apresentados alguns aspectos dessa discussão a partir dos trabalhos de artistas, coletivos e pesquisadores ao redor de temas: arte e locais da vida coletiva (ruas, espaços comunitários, casas, redes sociais); arte e gentrificação; arte e colonização; arte e movimentos sociais; arte e políticas públicas; arte e pesquisa; arte e ativismo. 

O curso também tem por objetivo acompanhar as construções narrativas que emergem da relação entre produção artística e contexto. Como lidar a partir da arte com um contexto de aumento da exploração e da precarização da vida? Ao articular arte e contexto social, que noções de vida coletiva estão em jogo? Que práticas, sensibilidades e narrativas podem aparecer? Vamos partilhar experiências, realizar exercícios individuais e coletivos e acompanhar a produção dxs alunxs.


CONTEÚDO


O curso quer gerar dinâmicas em que imagens, narrativas, textos especulativos e ficcionais, e pesquisa sejam produzidos. Os conceitos centrais que vão conduzir esse curso são arte e contexto, colagem, práticas plástico-discursivas e estético-políticas, localização, pesquisa-ação. Tomaremos como estudo de caso inicial o contexto artístico dos megaeventos (2007-2016) na cidade do Rio de Janeiro.

O conteúdo programático inclui conhecer os trabalhos de Ernesto de Carvalho, Cosme Felippsen, Maurício Hora e JR, Gru.a, Elke Uitentuis e Wouter Osterholt; Guerreiro do Divino Amor; Pedro Victor Brandão e Laura Burocco; Flávia Meireles; Regina de Paula; Aline Baiana; Denilson Baniwa; Ayrson Heráclito e Coletivo Amò. Também o projeto artístico Céu Aberto, assim como a iniciativa de moradores da Vila Autódromo, o Museu das Remoções, e a mostra Dja Guata Porã. Vamos relacionar os processos artísticos à leitura de autores como Adriano Belisário, Cristina Ribas, Laura Burocco, André Mesquita, Brian Holmes, Coletivo Situaciones, Ailton Krenak e Marcelo Expósito.

Para amplificar a percepção do contexto a partir do corpo e das suas coletividades, vamos experimentar com exercícios que articulam a relação da perspectiva implicada de arte de cada alunx com o contexto social, dando ênfase nas linguagens visuais criadas por todos.

Serão realizadas aulas expositivas com apresentação de conteúdo teórico e prático. Além disso, realizaremos exercícios para ativar a percepção individual/pessoal e coletiva, assim como estimular a reflexão sobre o contexto social e sobre os trabalhos dxs alunxs, com idas e vindas à produção visual e produção textual. O intuito é que os alunos realizem produções individuais ou coletivas.
 




Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio