Antiformas de Intervenção
david cury
ARTE CONTEMPORÂNEA, PROCESSO, ARTISTAS, PINTURA, PERFORMANCE, VÍDEO, INSTALAÇÃO, DESENHO
MATRÍCULA - TURMA 1
MATRÍCULA - TURMA 2
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Aula expositiva por videoconferência
Análise e debate coletivo de trabalhos de cada artista individualmente
Compartilhamento semanal de conteúdos no grupo de trabalho por WhatsApp
Orientação individual durante as aulas e no grupo de trabalho no WhatsApp
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.
Indicado para pessoas interessadas em conhecer ou pesquisar o tema.
Não exige conhecimentos prévios.
QUANDO
Turma 1
05 de janeiro a 07 de dezembro
Terças, de 19h às 22h
Turma 2
07 de janeiro a 09 de dezembro
Quintas, de 16h às 19h
VALOR
R$ 450,00 / mês
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
MATRÍCULA - TURMA 1
MATRÍCULA - TURMA 2
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


SOBRE
Oficina de multiformas e multimeios de arte: 1) Orientação prática para criação e desenvolvimento em suportes estáveis (pintura, escultura, objeto, instalação, desenho, gravura), e suportes efêmeros ou virtuais (trabalho-para-contexto-específico, fotografia, vídeo, grafite, performance); 2) Análise e debate de trabalhos dos artistas da oficina relativamente à excelência da cena internacional de Arte Contemporânea ― sob fundamentação cruzada de história, teoria e crítica.
CONTEÚDO
Conceitualidade e experimentação como polos determinantes da atualidade em arte: a oficina propõe ao participante a prática e a abordagem informada de um variado número de meios, procedimentos e formas da Arte Contemporânea. Compreendendo arte como uma atividade existencial, o objetivo é fortalecer a experiência crítica e autocrítica de artistas em formação ou profissionalizados a partir da análise e debate de seus trabalhos ― confrontados, então, com as mais significativas realizações da arte de hoje no Brasil e no exterior, e sob rigorosa observação da história e da teoria da Arte Contemporânea; do sistema de arte mundial (seus agentes e modos operacionais); do fim da originalidade em arte ("arte é potência"); e da experiência paradoxalmente cirúrgica e indefinível de objetos e intervenções de arte propostos em forte tensão com a realidade.
A diversidade de suportes, meios e procedimentos da arte contemporânea requer uma abordagem também difusa, de caráter multidisciplinar. A consideração inicial é a de que quaisquer argumentos têm validade apenas setorial, provisória, visto que a inexistência hoje de critérios formais ou materiais (ou quaisquer outros dispositivos explicitados objetivamente) contesta qualquer hipótese conclusiva acerca da arte e de suas possibilidades. A técnica de trabalho ou estímulo é o brainstorm: um ataque simultâneo de conhecimentos especializados e referências cruzadas da história da arte, filosofia, psicanálise, sociologia, física e antropologia ― entre outras disciplinas.
Durante o curso serão trabalhados os seguintes temas:
1) Experimentação e conceitualidade: os polos determinantes da atualidade na arte
2) O Sistema mundial da arte contemporânea: agentes e modos operacionais (o artista, o galerista, o mercado global, o curador, o colecionador, a instituição, a fundação, a galeria, as bienais, a Documenta, as feiras, os leilões, a formação acadêmica, a escola livre, as publicações, os coletivos, as ONGs)
3) O fim da originalidade em arte: arte é potência
4) A experiência paradoxalmente limítrofe e indefinível de objetos e intervenções de arte propostos em forte tensão com a realidade
5) Choques programáticos da Arte Moderna
6) A crise de linguagens na pós-modernidade
7) A desmaterialização do objeto de arte e neoconceitualismos
8) A autoria na era das imagens derivadas
9) Multimeios e maximalismo
REFERÊNCIAS
RGAN, Giulio Carlo. Arte moderna (do Iluminismo aos movimentos contemporâneos). São Paulo, Companhia das Letras, 1992
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa, Editorial Estampa, 1988
COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife, Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2006
FOSTER, Hal. Recodificação – arte, espetáculo, política cultural. São Paulo, Casa Editorial Paulista, 1996
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1985
GROSENICK, Uta. Art Now (137 Artists At The Rise Of The New Millennium). Köln, Taschen, 1999
GROSENICK, Uta. Art Now (vol 1). Köln, Taschen, 2002
GROSENICK, Uta. Art Now (vol 2). Köln, Taschen, 2008
HOLZWARTH, Hans Werner. 100 CONTEMPORARY ARTISTS. Köln, Taschen, 2009
HOLZWARTH, Hans Werner. Art Now (vol 3). Köln, Taschen, 2009
HOLZWARTH, Hans Werner. Art Now (vol 4). Köln, Taschen, 2013
LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo, Editora Martins Fontes, 2006
STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000