Antiformas de Intervenção

david cury



ARTE CONTEMPORÂNEA, PROCESSO, ARTISTAS, PINTURA, PERFORMANCE, VÍDEO, INSTALAÇÃO, DESENHO



        MATRÍCULA - TURMA 1       
        MATRÍCULA - TURMA 2       
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Aula expositiva por videoconferência

Análise e debate coletivo de trabalhos de cada artista individualmente

Compartilhamento semanal de conteúdos no grupo de trabalho por WhatsApp

Orientação individual durante as aulas e no grupo de trabalho no WhatsApp



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Indicado para pessoas interessadas em conhecer ou pesquisar o tema.

Não exige conhecimentos prévios.



QUANDO


Turma 1
05 de janeiro a 07 de dezembro
Terças, de 19h às 22h

Turma 2
07 de janeiro a 09 de dezembro
Quintas, de 16h às 19h



VALOR


R$ 450,00 / mês



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



        MATRÍCULA - TURMA 1      
        MATRÍCULA - TURMA 2      
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


SOBRE


Oficina de multiformas e multimeios de arte: 1) Orientação prática para criação e desenvolvimento em suportes estáveis (pintura, escultura, objeto, instalação, desenho, gravura), e suportes efêmeros ou virtuais (trabalho-para-contexto-específico, fotografia, vídeo, grafite, performance); 2) Análise e debate de trabalhos dos artistas da oficina relativamente à excelência da cena internacional de Arte Contemporânea ― sob fundamentação cruzada de história, teoria e crítica.


CONTEÚDO


Conceitualidade e experimentação como polos determinantes da atualidade em arte: a oficina propõe ao participante a prática e a abordagem informada de um variado número de meios, procedimentos e formas da Arte Contemporânea. Compreendendo arte como uma atividade existencial, o objetivo é fortalecer a experiência crítica e autocrítica de artistas em formação ou profissionalizados a partir da análise e debate de seus trabalhos ― confrontados, então, com as mais significativas realizações da arte de hoje no Brasil e no exterior, e sob rigorosa observação da história e da teoria da Arte Contemporânea; do sistema de arte mundial (seus agentes e modos operacionais); do fim da originalidade em arte ("arte é potência"); e da experiência paradoxalmente cirúrgica e indefinível de objetos e intervenções de arte propostos em forte tensão com a realidade.

A diversidade de suportes, meios e procedimentos da arte contemporânea requer uma abordagem também difusa, de caráter multidisciplinar. A consideração inicial é a de que quaisquer argumentos têm validade apenas setorial, provisória, visto que a inexistência hoje de critérios formais ou materiais (ou quaisquer outros dispositivos explicitados objetivamente) contesta qualquer hipótese conclusiva acerca da arte e de suas possibilidades. A técnica de trabalho ou estímulo é o brainstorm: um ataque simultâneo de conhecimentos especializados e referências cruzadas da história da arte, filosofia, psicanálise, sociologia, física e antropologia ― entre outras disciplinas.

Durante o curso serão trabalhados os seguintes temas:

1) Experimentação e conceitualidade: os polos determinantes da atualidade na arte

2) O Sistema mundial da arte contemporânea: agentes e modos operacionais (o artista, o galerista, o mercado global, o curador, o colecionador, a instituição, a fundação, a galeria, as bienais, a Documenta, as feiras, os leilões, a formação acadêmica, a escola livre, as publicações, os coletivos, as ONGs)

3) O fim da originalidade em arte: arte é potência

4) A experiência paradoxalmente limítrofe e indefinível de objetos e intervenções de arte propostos em forte tensão com a realidade

5) Choques programáticos da Arte Moderna

6) A crise de linguagens na pós-modernidade

7) A desmaterialização do objeto de arte e neoconceitualismos

8) A autoria na era das imagens derivadas

9) Multimeios e maximalismo


REFERÊNCIAS


RGAN, Giulio Carlo. Arte moderna (do Iluminismo aos movimentos contemporâneos). São Paulo, Companhia das Letras, 1992

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Lisboa, Editorial Estampa, 1988

COCCHIARALE, Fernando. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife, Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 2006

FOSTER, Hal. Recodificação – arte, espetáculo, política cultural. São Paulo, Casa Editorial Paulista, 1996

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1985

GROSENICK, Uta. Art Now (137 Artists At The Rise Of The New Millennium). Köln, Taschen, 1999

GROSENICK, Uta. Art Now (vol 1). Köln, Taschen, 2002

GROSENICK, Uta. Art Now (vol 2). Köln, Taschen, 2008

HOLZWARTH, Hans Werner. 100 CONTEMPORARY ARTISTS. Köln, Taschen, 2009

HOLZWARTH, Hans Werner. Art Now (vol 3). Köln, Taschen, 2009

HOLZWARTH, Hans Werner. Art Now (vol 4). Köln, Taschen, 2013

LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo, Editora Martins Fontes, 2006

STANGOS, Nikos (org.). Conceitos da arte moderna. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2000
 





Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio