Arte no Parque [pontes online]

Daniela Seixas e Deise Alcantara


VIDA, CASA, OS CINCO SENTIDOS, LUGARES IMAGINADOS, ARTE CONTEMPORÂNEA, CRIANÇA


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Aulas por videoconferência

Encontros semanais com acompanhamento individual e coletivo das professoras durante as aulas.

Conversa inicial com as crianças sobre seus atuais lugares de estar e fazeres seguida de escuta de ideias, desejos, escolhas e materiais.

Proposta de elaboração de projetos curtos construídos juntamente com as crianças, para serem  apresentados durante o curso por elas e ativados pelo grupo.

Partilha e apresentação do processo de criação de cada criança ao final por meio de uma exposição.



PÚBLICO


Indicado para crianças entre 6 anos e 10 anos interessadas em criação e processos artísticos



QUANDO


06 de março a 26 de junho
Sábados, de 11h às 12h



VALOR


R$ 1200,00 ou 4x de R$ 300,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

Objetos e materiais encontrados em casa

Papéis variados, lápis grafite, borracha, canetas, lápis de cor (aquarela), giz de cera, canetinha, tintas guache (opcional), pincel macio, tesoura, cola, fita adesiva, caixas e etc



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


Através da observação ativa e lúdica da casa e do que nos rodeia neste momento, vamos convidar as crianças a imaginar e criar pequenos mundos para, depois, construir pontes entre eles. Partindo de uma primeira conversa, montaremos o plano de construção de mundo juntamente com elas, pensando em como articular o ambiente onde cada uma está, com a criação conjunta de um pequeno universo, usando percepções e sentidos sobre o nosso arredor. Trabalhando com grupos pequenos, e a partir de um encontro semanal por vídeo, as crianças serão estimuladas a apresentar suas ideias para todo o grupo a fim de criarem desenhos, vídeos, texturas, sons e o que mais sugerirem enquanto processo criativo para esse momento. Os projetos serão compartilhados e ativados pelos outros participantes e professoras, criando, assim, intersecções entre os diversos mundos e perspectivas do grupo.


CONTEÚDO


Ver, sentir, pensar, imaginar e inventar.

Este curso é um espaço para pensar-fazer arte a partir de propostas acessíveis às crianças e estruturadas por/para elas. Construiremos juntos, ideias, combinados, contribuições e compartilhamentos que se alternarão entre crianças e professoras. Dentro do curso, o protagonismo infantil ancora o processo de criação, decisão e reflexão ao longo de todos os momentos, desde o surgimento de uma ideia, sua discussão e realização, até a reflexão sobre cada processo.

Através do ver e do fazer, junto com a elaboração de soluções e problemas, serão feitas propostas coletivas e individuais que permitam a experimentação de desafios e a investigação de conteúdos, materiais e procedimentos diversos em arte. Realizaremos propostas práticas a partir de vivências estéticas, pesquisas e provocações, para potencializar processos sensíveis, como o contato e a exploração dos ambientes que nos cercam.
 






Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio