Exposições como meio
Sonia Salcedo del Castillo
ARTE CONTEMPORÂNEA, MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO, CURADORIA, ARQUITETURA EXPOSITIVA
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema
Não exige conhecimentos prévios
QUANDO
09 de março a 27 de abril.
Terças, de 17h às 19h
VALOR
R$ 840,00 ou 2x R$ 420,00
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
Câmera fotográfica
Materiais intrínsecos aos processos poéticos pretendidos
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



SOBRE
O curso promove uma reflexão sobre as exposições de arte enquanto meio da prática e do discurso da experiência artística, estimulando, assim, um ensaio expositivo coletivo como trabalho final.
CONTEÚDO
Partindo da modernidade, as exposições deixam de ser uma manifestação lateral de novas proposições artísticas para se traduzir em uma prática do discurso da experiência artística. Um panorama da expografia da arte do século XX – passando por considerações acerca do lugar expositivo como meio e projeto artístico –, que apresenta diferentes relações entre arte, espaço e montagem, indicando à compreensão das exposições em seus aspectos mais gerais e, assim, seu papel determinante na visualidade contemporânea. Mediante mostras exemplares, aborda diferentes relações entre arte, espaço e montagem, coloca em debate o papel das exposições na contemporaneidade com explanação teórica, e apresenta imagens exemplares como conteúdo reflexivo e criativo para o exercício de ensaio expositivo.
REFERÊNCIAS
CARTAXO, Zalinda. Pintura em Distensão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Telemar, 2006.
______. A arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. O Percevejo, Periódico do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, PPGAC/UNIRIO, V. 01, N.01 –JAN-JUN, 2009.
CASTILLO, Sonia Salcedo del . Cenário da arquitetura da arte – montagnes e espaços de exposições. Coleção Todas as artes. São Paulo: Martins, Martins Fontes, 2008.
______. Arte de expor – curadoria como expoesis. Rio de Janeiro; NAU Editora. 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2010.
FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo; arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.
KRAUSS, Rosalind. Escultura no Campo Ampliado. In: Arte & Ensaio. Revista do Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais. EBA/UFRJ. Ano XV. N.17, 2008, P.135.
KWON, Miwon. One Place After Another. Site-specific art and locational identity. London /
O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.