Exposições como meio

Sonia Salcedo del Castillo


ARTE CONTEMPORÂNEA, MONTAGEM DE EXPOSIÇÃO, CURADORIA, ARQUITETURA EXPOSITIVA


                MATRÍCULA                 
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


09 de março a 27 de abril.
Terças, de 17h às 19h



VALOR


R$ 840,00 ou 2x R$ 420,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

Câmera fotográfica

Materiais intrínsecos aos processos poéticos pretendidos



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso promove uma reflexão sobre as exposições de arte enquanto meio da prática e do discurso da experiência artística, estimulando, assim, um ensaio expositivo coletivo como trabalho final.


CONTEÚDO


Partindo da modernidade, as exposições deixam de ser uma manifestação lateral de novas proposições artísticas para se traduzir em uma prática do discurso da experiência artística. Um panorama da expografia da arte do século XX – passando por considerações acerca do lugar expositivo como meio e projeto artístico –, que apresenta diferentes relações entre arte, espaço e montagem, indicando à compreensão das exposições em seus aspectos mais gerais e, assim, seu papel determinante na visualidade contemporânea. Mediante mostras exemplares, aborda diferentes relações entre arte, espaço e montagem, coloca em debate o papel das exposições na contemporaneidade com explanação teórica, e apresenta imagens exemplares como conteúdo reflexivo e criativo para o exercício de ensaio expositivo.


REFERÊNCIAS


CARTAXO, Zalinda. Pintura em Distensão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Telemar, 2006.

______. A arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. O Percevejo, Periódico do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas, PPGAC/UNIRIO, V. 01, N.01 –JAN-JUN, 2009.

CASTILLO, Sonia Salcedo del . Cenário da arquitetura da arte – montagnes e espaços de exposições. Coleção   Todas as artes. São Paulo: Martins, Martins Fontes, 2008.

______. Arte de expor – curadoria como expoesis. Rio de Janeiro; NAU Editora. 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2010.

FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo; arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

KRAUSS, Rosalind. Escultura no Campo Ampliado. In: Arte & Ensaio. Revista do Programa de Pós Graduação Em Artes Visuais. EBA/UFRJ. Ano XV. N.17, 2008, P.135.

KWON, Miwon. One Place After Another. Site-specific art and locational identity. London /

O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.







Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio