Exposições de Arte Visuais - da ideia à realização de uma exposição _ desenvolvimento de projetos

Julia Baker e Stella Paiva


PRODUÇÃO DE ARTES VISUAIS, MUSEOLOGIA, MONTAGEM, CURADORIA DE EXPOSIÇÕES, DIREITOS AUTORAIS, ARQUITETURA, MUSEUS, PESQUISAS EM ARTE


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


07 de abril a 02 de junho.
Quartas, de 19h às 21h



VALOR


R$ 660,00 ou 2x de R$ 330,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

Câmera fotográfica

Materiais intrínsecos aos processos poéticos pretendidos



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso aqui proposto é uma junção de dois fazeres essenciais para a realização de uma exposição: a curadoria e a produção. As aulas, dadas em conjunto, irão tratar de todos os passos para a elaboração conceitual e produção de uma exposição: construção de um pensamento curatorial (como propostas são feitas em instituições ou em espaços independentes), pesquisa iconográfica, seleção de obras, contratação de equipe, expografia, como funcionam empréstimos, setores e profissionais envolvidos na criação de uma exposição, museologia e montagem, conteúdo de textos para exposição e catálogos, formatação de projetos para editais, manutenção, circulação e desmontagem. Traremos estudos de caso de exposições a partir de nossas práticas e vivências.

O aluno que tiver interesse em desenvolver seu projeto poderá fazê-lo ao longo das aulas. A cada etapa serão propostas atividades com o objetivo de incentivar e impulsionar o desenvolvimento de um projeto completo. A quarta aula será destinada a apresentação das ideias de projetos para as professoras e para a turma. Isso não impede a participação de alunos que não tenham projetos e que tenham interesse somente em aprender os processos.


CONTEÚDO


Aula 1 - Apresentação da proposta

Introdução às etapas necessárias para a realização de uma exposição.
Curadoria e produção – diálogos e estranhamentos em exposições.
Introdução sobre a importância da produção na organização de ideias e realização de projetos culturais.
Tipos de exposições.

Aula 2 - Afinal, o que é curadoria?

Como uma curadoria é desenvolvida.
Papel do curador nas exposições.
Curador institucional, curadorias independentes, as diferentes formas de atuação profissional.
Desenvolvimento de um tema: pesquisadores, assistentes. Como é o início de uma exposição?

Aula 3 - Comissionamento de obras e projeto expográfico

Como se dá a definição do que será criado pelo artista para uma exposição específica, exemplos de obras comissionadas para exposições.
A elaboração e a construção do projeto expográfico e de iluminação de uma exposição de artes visuais. Apresentação de projetos e fotos.

Aula 4 - Apresentação de ideias dos alunos

Formatação de um projeto. Com o conceito em mãos, como o produtor deve agir?
Formatação de projetos (leis e editais)

Aula 5 - Planejamento e etapas

Planejamento
Cronograma
Orçamento geral
Fontes de recurso: leis de incentivo e editais
Tipos de serviços necessários
Atividade: Cronograma geral, orçamento e cronograma de execução

Aula 6 - A execução do Projeto

Pré produção e Produção:
  • Solicitações de empréstimos de obras: Cartas de empréstimo
  • Documentos necessários: termos de empréstimo e condições de empréstimo, direitos autorais, direitos de imagem
  • Taxa de empréstimo / contrapartidas
  • Seguro e transporte de obras: embalagens especializadas, cuidados especiais
  • Comunicação Visual da Exposição/divulgação

Aula 7 - Montagem das exposições

Questões curatoriais: dificuldades, desejos e realidades
Questões de produção: coordenação de equipes e como lidar com o imprevisível
Museologia e montagem:
  • Conservação e padrões museológicos
  • Courriers e laudos técnicos
  • Impressão fine art (laboratórios especializados e qualidade do trabalho)
Molduras: como escolher as molduras certas, especificações e qualidade dos serviços
Equipamentos audiovisuais: a importância de saber um pouco mais sobre os equipamentos e sobre as novas linguagens trazidas pela tecnologia digital

Aula 8 - Manutenção e finalização da exposição

Obrigações da produção
O trabalho da curadoria continua
Relações com equipes de educação e montagem
Finalização
Prestação de contas
Itinerância




REFERÊNCIAS


BRANCO, Sérgio; PARANAGUÁ, Pedro. Direitos Culturais. Rio de Janeiro, FGV, 2009. https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2756/Direitos%20Autorais.pdf

Cesnik, Fabio de Sá - Guia do incentivo à cultura, 2012 São Paulo SP, Edições SESC SP.

www.cultura.gov.br – Ministério da Cultura

LABRA, Daniela - Um pesquisador chamado curador - Revista Poiésis, n 26, p. 29-34, Dezembro de 2015

Edson Natale e Cristiane Olivieri, Guia Brasileiro de Produção Cultural 2013, São Paulo SP, Edições SESC SP.

OBRIST, Hans Ulrich - Uma breve história da curadoria. São Paulo, SP. Editora BEI, 2010

OGUIBE, Olu. O fardo da curadoria. In: Concinnitas, Revista do Instituto de Artes da Uerj, Rio de Janeiro, ano 5, n. 6, p. 17, julho 2004

Ramos, Alexandre Dias - Sobre o Ofício do Curador - Volume 2. Coleção Arte Ensaios e Documentos, Editora Zouk, 2010

RUBIM, Antônio; BARBALHO, ALEXANDRE. Políticas Culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007

TEJO, Cristiana - A gênese do campo da curadoria de arte no Brasil: Aracy Amaral, Frederico Morais, Walter Zanini Tese de doutorado. UFPE 2017

Thiery-Cherques, Hermano Roberto – Projetos Culturais: Técnicas de modelagem, Rio de Janeiro: Editora FGV, RJ, 2008






Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio