Colagem como forma de pensamento

Pedro Varela


COLAGEM, ARTE CONTEMPORÂNEA


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


Turma 1
03 de março a 23 de junho
Quartas, de 17h às 19h

Turma 2
04 de março a 24 de junho
Quintas, de 17h às 19h



VALOR


R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso apresenta a colagem como uma importante chave de compreensão na produção de imagens históricas e contemporâneas. Os alunos serão provocados a se aproximar desta linguagem em seus aspectos formais, técnicos e conceituais por meio de exercícios práticos semanais seguidos de acompanhamento crítico.


CONTEÚDO


O curso abordará a colagem de forma ampla, entendendo-a como um recurso ferramenta para lidar com a imagem e não apenas como mais um meio. O curso se desenvolverá através da prática de exercícios propostos pelo professor. Outra forma de participação ativa será a apresentação de trabalhos previamente produzidos pelos alunos do curso. Ao longo do curso, haverá um acompanhamento crítico dos trabalhos, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma poética singular de cada participante.

Nossa dinâmica de aula é dividida em 3 partes: provocação, exercício e análise.

PROVOCAÇÃO

Consiste na apresentação do professor de artistas que irão nortear os exercícios propostos. Importante afirmar que a ideia não é copiar e sim buscar um ponto de partida no processo criativo individual de cada aluno.

EXERCÍCIO

Exercícios práticos serão propostos a partir de imagens disponibilizadas pelo professor. A partir destes, o aluno começa a desenvolver uma prática que será acompanhada, visitada e trabalhada em conjunto com o professor. Referências e tópicos de estudo serão disponibilizados para todxs os alunxs.

ANÁLISE

Trocas entre alunxs e professor que se darão na plataforma digital disponibilizada para o curso. Os trabalhos serão apresentados e discutidos nos encontros. Além da plataforma digital para as aulas, será desenvolvido um Instagram no qual os trabalhos dos alunxs serão postados.


REFERÊNCIAS


BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios Sobre Literatura e História da Cultura. Obras Escolhidas. Vol. 1. São Paulo, Brasiliense, 1994.

BELL, Julian. Uma Nova História da Arte. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2008.

BUSCH, Dennis e KLANTEN, Robert. The Age of Collage, Gestalten, 2016

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da
fotografia. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará, 2002.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1995.










Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio