Fotografia ArteVida: Histórias e Experiências
Simone Rodrigues
HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA, LINGUAGEM FOTOGRÁFICA, NARRATIVAS SUBJETIVAS, FOTOMONTAGEM, IMAGENS HÍBRIDAS, CORPO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios
QUANDO
04 de maio a 22 de junho.
Terças, de 19h às 21h
VALOR
R$ 700,00 ou 2x de R$ 350,00
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
Câmera fotográfica
Materiais intrínsecos aos processos poéticos pretendidos
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



SOBRE
O curso vai realizar um passeio por temas da história da arte através da fotografia, enquanto propõe exercícios criativos e acompanha a produção dxs alunxs. Procura se contrapor às tendências da banalização da imagem nas redes sociais (seja pela repetição e excesso de exposição, seja pelo esvaziamento dos seus significados na vulgarização dos clichês) para afirmar as potências da arte como pensamento e da vida como desejo. Na linha de abordagem das “histórias” da fotografia, vai tratar dos usos e funções dessa arte-técnica nas sociedades moderna e contemporânea, verificando como suas práticas estiveram associadas ora à afirmação libertária da vida, ora às forças niilistas sob os ditames dos sistemas de representação opressores. No processo das experimentações, as imagens fotográficas serão produzidas e analisadas em torno dos seguintes eixos temáticos: corpo, memória e identidade.
CONTEÚDO
Fotografia como linguagem: heranças e rupturas na história das artes visuais. Usos e funções sociais da fotografia na sociedade moderna e contemporânea: as diferentes práticas nos circuitos da arte, documentação, comércio, ciência e comunicação. O dispositivo fotográfico e seus potenciais de reinvenção dos paradigmas da representação: espaço-tempo, mimese-abstração, corpo-imagem, identidade-alteridade, percepção-interpretação, etc. A fotografia como instrumento privilegiado das estratégias de aproximação entre arte e vida na arte contemporânea. As espirais do processo crescente de massificação. A ubiquidade da fotografia na cultura visual contemporânea, a fotografia vernacular e o desafio político da alfabetização visual “reclamados” por Benjamin e Moholy-Nagy. Desenvolvimento de projetos em torno da fotografia (incluindo suas formas híbridas) a partir da produção dxs alunxs e dos exercícios propostos pela professora.
REFERÊNCIAS
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, vol.1: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1994.
CAMPANY, David. Art and Photography. Phaidon Press, London, 2003.
FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora – A fotografia depois da fotografia. Barcelona Editorial Gustavo Gili, 2010.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio: Apicuri, 2016.
MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular. São Paulo, Brasiliense, 1984.
WOOD, Paul. Arte Conceitual, São Paulo, Cosac & Naify, 2007.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro, Arbor, 1981.
SHORT, Maria. Contexto e narrativa em fotografia. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2013.