cor e forma
Bernardo Magina
PINTURA, COR, TEORIA DA COR, COMPOSIÇÃO VISUAL, FORMA, DESENHO
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios
QUANDO
Turma 1
02 de março a 22 de junho
Terças, de 15h30 às 17h30
Turma 2
03 de março a 23 de junho
Quartas, de 19h às 21h
VALOR
R$ 1.320,00 ou 4x de R$ 330,00
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



SOBRE
Curso prático-teórico que visa capacitar o aluno a compor e estruturar visualmente desenhos e/ou pinturas e ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar um pensamento plástico. Os encontros se iniciam com explanações teóricas sobre princípios de cor e/ou forma e, posteriormente, serão realizados exercícios em aula.
CONTEÚDO
Uso dos elementos construtivos da forma na composição, ritmo e harmonização de cores no espaço plástico. Indução cromática e criação de paletas de cor. Integração de elementos gráficos e pictóricos.
Cor e Forma foi desenvolvido a partir do curso preliminar da Bauhaus ministrado por Johannes Itten, do curso de Teoria da Forma de Paul Klee, do livro Ponto e Linha sobre plano de Wassily Kandinsky e de teorias da cor derivadas dos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne.
REFERÊNCIAS
ALBERS, Josef. A interação das cores. Martins Fontes, 2019
DIAS DA CRUZ, José Maria. O cromatismo cezanneano. Florianópolis. Ed. Do autor, 2010
DIAS DA CRUZ, José Maria. Da cor ao cinza.
GOETHE. Doutrina das cores. Ed. Nova Alexandria, 1993
PEDROSA, Israel. O Universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. 160. P. II
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro. Leo Christiano Editorial Ltda, 1995