Poética Expositiva - Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos
Sonia Salcedo del Castillo
ARTE CONTEMPORÂNEA, VEICULAÇÃO DA ARTE, POÉTICAS ARTÍSTICAS E EXPOSITIVAS
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula.
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula.
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.
PÚBLICO
Indicado para pessoas com processos artísticos em andamento.
QUANDO
07 de janeiro a 09 de dezembro
Quintas, de 17h às 19h
VALOR
R$ 420,00 / mês
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



SOBRE
O curso destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte, como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Os encontros tratarão de etapas de desenvolvimento e acompanhamento de projetos artísticos, priorizando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.
CONTEÚDO
Explora relações artístico-espaciais inerentes à poética expositiva, a partir de temas relativos a etapas do processo de produção em arte. Propõe uma reflexão prática sobre a produção artística, curatorial e/ ou arquitetônica expositiva, na qualidade de articular arte e espaço, mediante a formulação de projetos expositivos. O conteúdo atenderá as demandas apresentadas pelos integrantes da turma: das questões relativas ao processo criativo, passando por fundamentos teóricos e históricos da arte, até as relações de realização e veiculação da obra, inerentes ao campo expositivo da arte.
As aulas propõem acompanhamento e estímulo de desenvolvimento de projetos individuais e/ou coletivos. Os integrantes do curso serão ‘provocados’ a expor seus trabalhos e pesquisas, a partir de analogias históricas e poéticas, localizadas na produção artística nacional e internacional. A dinâmica segue a ideia de grupo de estudo, através do qual se estabelece uma troca de experiências técnicas e poéticas entre todos os participantes.
REFERÊNCIAS
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009.
BELTIN, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naif, 2005.
CASTILLO, Sonia Salcedo del. Arte de expor – curadoria como expoesis. Rio de Janeiro; NAU Editora. 2014.
COCCHIARALE, Fernando/PANITZ, Marília/severo, André (org.). Artes Visuais. Rio de Janeiro:
FUNARTE, 2017 (Coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos)
DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. Perspectiva: São Paulo, 1972,
FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FREIRA, Cristina. Poéticas do Processo: arte contemporânea no museu. São Paulo: MAC/USP, 1999.
LIPPARD, Lucy. A desmateriazação da arte. In: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – EBA/UFRJ. Rio de Janeiro, ano XXV, n. 25, 2013.
O’DOHERTY, Brian. No Interior do Cubo Branco: A Ideologia do Espaço da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
*Mais referências serão apresentadas a cada aluno durante as aulas, de acordo com cada processo.