Práticas Artísticas de Vida
Anna Costa e Silva
ARTE CONTEMPORÂNEA, PERFORMANCE, TEORIAS FEMINISTAS, VIDEOARTE, AUTOCUIDADO, RITUAL, ARTE E CURA, TEORIAS DECOLONIAIS, PROCESSOS EXPERIMENTAIS, ARTES CÊNICAS, ARTES VISUAIS, AUTOFICÇÃO, AUTOBIOGRAFIA, ESCUTA, ARTE RELACIONAL
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.
Não exige conhecimentos prévios.
QUANDO
Turma 1
11 de janeiro a 06 de dezembro Segundas, de 19h às 22h
Turma 2
12 de janeiro a 07 de dezembro
Terças, de 19h às 22h
VALOR
R$ 380,00 / mês
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



SOBRE
Laboratório vivencial-online sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participante. Tendo a escuta e a experimentação individuais e em grupo como principais metodologias, buscaremos um olhar atento para as questões que movem cada umx, de que forma suas narrativas emergem e quais as linguagens e caminhos apropriados para cada projeto. O período do distanciamento social, as novas imposições cotidianas, a relação com a casa e o autocuidado serão pensadas como provocações possíveis para outros desdobramentos de artevida e para a criação de um campo afetivo que dê suporte para o fazer artístico.
CONTEÚDO
A ênfase do curso será no desenvolvimento dos projetos de cada alunx, em sua construção poética e seu olhar, assim como as relações possíveis entre arte e vida em tempos de confinamento social e instabilidade. Pensaremos juntxs sobre diversas questões, tais como estrutura narrativa, corpo, memória, trauma, escuta, a relação entre público e privado, arte e cura, criação de partituras, cuidado, manutenção, visibilidade e invisibilidade, autorrepresentação, autoficção, redes sociais, lugar de fala, feminismo, narrativas decoloniais, práticas documentais e interseções entre cinema, teatro e artes visuais. Estudaremos projetos e textos de artistas como Linda Montano, Tehching Hsieh, Mierle Ukeles, Judy Chicago, Sophie Calle, Tino Sehgal, Ana Pi, Pilvi Takala,Eleonora Fabião, Fluxus, Bill Viola, Pope L, Marina Abramovic, Ulay, Bas Jan Andersen, Virgínia de Medeiros, Grada Kilomba, Cindy Sherman, Ian Wilson, Aleta Valente, entre outrxs.
As aulas serão divididas entre o acompanhamento dos projetos e processos dxs alunxs e apresentação de conteúdo artístico relacionado ao tema artevida e aos trabalhos apresentados. A cada semana, serão passados exercícios, que deverão propor a ressignificação de elementos cotidianos, criação de partituras individuais e de processos coletivos, micro performances e rituais, visando o estabelecimento de uma prática artística regular e intensa. Através do contato profundo com o próprio fazer, pretendemos abrir caminhos para novas sinapses e afetos diante do caos. No início do semestre, focaremos no conteúdo teórico e na experimentação a partir dos exercícios. No final do semestre, cada alunx deverá desenvolver um projeto artístico de conclusão, sendo as últimas aulas dedicadas ao acompanhamento dos projetos.
REFERÊNCIAS
CALLE, Sophie. The address book. Editora Sigilo, 2012
CLARK, Lygia, OITICICA, Helio. Cartas. Editora UFRJ, 1988.
COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória (Org). Escritos de artistas anos 1960 e 1970. Editora Zahar, 2006
FABIÃO, Eleonora e LEPECKI, André. Ações Eleonora Fabião. Itaú Cultural, 2015
HSIEH, Tehching e HEATHFIELD, Adrian. Out of now: The Lifeworks of Tehching Hsieh. Live Art Development Agency and The MIT Press
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação. Editora Cobogó, 2019
MONTANO, Linda. You are too a performance artist. Art in everyday life. SITE Santa Fé
ULAY. Whispers – Ulay on Ulay. Valiz Foundation
RILKE, Raina Maria. Cartas a um jovem poeta. Antígona, 2016
Coração de cachorro. Direção de Laurie Andersen, 2016
Jogo de Cena. Direção de Eduardo Coutinho, 2007