Dinâmica das Cores

Bernardo Magina



PINTURA, TEORIA DA COR, COR, FORMA



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


03 de março a 23 de junho
Quartas, de 10h às 12h30



VALOR


R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


Curso teórico-prático sobre a dinâmica da cor e sua quarta dimensão: o tempo. Serão analisadas algumas das teorias propostas por artistas desde Da Vinci até os dias de hoje, com ênfase nos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne. O curso tem como objetivo fazer o aluno pensar o uso da cor para além do círculo cromático tradicional newtoniano. Harmonia e ritmo da cor na criação de paletas.


CONTEÚDO


Os alunos entenderão porque dentro do cromatismo cezanneano não se utilizam nomenclaturas vinculadas ao círculo cromático tradicional, como cores primárias, secundárias, frias, quentes, pastéis, etc., para pensar o uso da cor. Como o fenômeno do rompimento do tom, tão explorado por Cézanne, confere a dimensão temporal ao estudo da cor. Pontos de convergência e divergência de teóricos e artistas como Da Vinci, Newton, Goethe, Albers, Klee, Israel Pedrosa e José Maria Dias da Cruz. Exercitar as dimensões da cor e conceitos como ritmo e harmonia na prática pictórica.
 

REFERÊNCIAS


ALBERS, Josef. A interação das cores. Martins Fontes, 2019

DIAS DA CRUZ, José Maria. O cromatismo cezanneano. Florianópolis. Ed. Do autor, 2010

DIAS DA CRUZ, José Maria. Da cor ao cinza.

GOETHE. Doutrina das cores. Ed. Nova Alexandria, 1993

PEDROSA, Israel. O Universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. 160. P. II

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro. Leo Christiano Editorial Ltda, 1995













Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio