Dinâmica das Cores
Bernardo Magina
PINTURA, TEORIA DA COR, COR, FORMA
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios
QUANDO
03 de março a 23 de junho
Quartas, de 10h às 12h30
VALOR
R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


SOBRE
Curso teórico-prático sobre a dinâmica da cor e sua quarta dimensão: o tempo. Serão analisadas algumas das teorias propostas por artistas desde Da Vinci até os dias de hoje, com ênfase nos estudos de José Maria Dias da Cruz sobre Cézanne. O curso tem como objetivo fazer o aluno pensar o uso da cor para além do círculo cromático tradicional newtoniano. Harmonia e ritmo da cor na criação de paletas.
CONTEÚDO
Os alunos entenderão porque dentro do cromatismo cezanneano não se utilizam nomenclaturas vinculadas ao círculo cromático tradicional, como cores primárias, secundárias, frias, quentes, pastéis, etc., para pensar o uso da cor. Como o fenômeno do rompimento do tom, tão explorado por Cézanne, confere a dimensão temporal ao estudo da cor. Pontos de convergência e divergência de teóricos e artistas como Da Vinci, Newton, Goethe, Albers, Klee, Israel Pedrosa e José Maria Dias da Cruz. Exercitar as dimensões da cor e conceitos como ritmo e harmonia na prática pictórica.
REFERÊNCIAS
ALBERS, Josef. A interação das cores. Martins Fontes, 2019
DIAS DA CRUZ, José Maria. O cromatismo cezanneano. Florianópolis. Ed. Do autor, 2010
DIAS DA CRUZ, José Maria. Da cor ao cinza.
GOETHE. Doutrina das cores. Ed. Nova Alexandria, 1993
PEDROSA, Israel. O Universo da cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. 160. P. II
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. Rio de Janeiro. Leo Christiano Editorial Ltda, 1995