Vejo suas Fotos com Interesse: Experiência nº 2

Simone Rodrigues


LINGUAGEM FOTOGRÁFICA, ALFABETIZAÇÃO VISUAL, ENSAIO AUTORAL, NARRATIVA VISUAL, FOTOGRAFIA HÍBRIDA, FOTOGRAFIA EXPANDIDA, HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA, PENSAMENTO VISUAL


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula*

*Além das aulas expositivas, cada participante poderá agendar 1 sessão individual de até 50 minutos para apresentação e análise da sua produção



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema.

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


03 de março a 05 de maio
Quartas, de 19h às 21h



VALOR


R$ 700,00 ou 2x de R$ 350,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

Cada participante deverá apresentar de um conjunto de 5 a 20 imagens para realização das sessões de acompanhamento e análise individuais. Essas imagens podem ser de autoria própria, antigas e/ou atuais, ou apropriações de arquivos/acervos de família, de terceiros, ou públicos. Em todos os casos, o material será trabalhado a partir das questões afetivas e conceituais apresentadas, com atenção especial às singularidades subjetivas e ao potencial de elaboração de discursos (séries, narrativas etc.) ou composição de outras formas poéticas híbridas




                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


Apesar da fotografia ser a forma de expressão mais popular entre as artes-técnicas, com milhões de imagens sendo produzidas e publicadas diariamente nas redes sociais, pouca atenção tem sido dada à tarefa de decifração dos seus signos, ou à “escuta” cuidadosa de suas mensagens. Este curso tem uma proposta vivencial de estudo e pesquisa da fotografia como linguagem e de seus códigos socialmente compartilhados, tanto no sistema das artes quanto na prática da vida cotidiana. Consiste em sessões de análise e conversação sobre conjuntos de fotografias trazidos pelos participantes. Esses conjuntos podem conter imagens de produção própria (portfólio pessoal), ou de autoria diversa (extraídas de arquivos particulares ou públicos). Também serão realizadas aulas expositivas sobre temas da história da arte e da fotografia, com objetivo de provocar e alimentar debates em torno das questões apresentadas. Por fim, o curso visa investigar motivações e conteúdos subjetivos para ajudar o participante a desenvolver maior consciência no processo de elaboração do seu pensamento visual e a materializá-los em conjuntos significativos.


CONTEÚDO


Apresentação de elementos fundamentais da história e da teoria da fotografia, seu estatuto como linguagem e sua onipresença na cultura visual contemporânea. A fotografia no cruzamento das histórias da arte e da ciência: a herança clássica e o vetor das subversões da modernidade e pós-modernidade. O produtor de imagens na era da reprodutibilidade técnica: diversidade de modos e usos da fotografia ao longo de seus 200 anos de história. Da expressão artística à investigação experimental da visualidade; de instrumento da pesquisa científica à comunicação de massa e documentação de crítica social. Mímese/abstração, registro/construção, documento/ficção, autoria/apropriação. O dispositivo fotográfico e o potencial de subversão da experiência do espaço-tempo, performando identidades e ressignificando afetos e memórias. Princípios de organização de ensaios, séries e narrativas: imagens, contextos e interpretações.


REFERÊNCIAS


BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, vol.1: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo, Brasiliense, 1994.

CAMPANY, David. Art and Photography. Phaidon Press, London, 2003.

COTTON, Charlotte. A fotografia como Arte Contemporânea. São Paulo, Martins Fontes, 2010.

FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora – A fotografia depois da fotografia. Barcelona Editorial Gustavo Gili, 2010.

HOCKNEY, David. O Conhecimento Secreto. São Paulo, Cosac & Naify, 2001.

MACHADO, Arlindo. A Ilusão Especular. São Paulo, Brasiliense, 1984.

WOOD, Paul. Arte Conceitual, São Paulo, Cosac & Naify, 2007.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro, Arbor, 1981.

SHORT, Maria. Contexto e narrativa em fotografia. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2013.

VIRILIO, Paul. A Máquina de Visão. Rio de janeiro: José Olympio Ed., 2002.








Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio