Experiências gráficas: Narrativas Cotidianas

Bia Amaral e Giodana Holanda



ARTE CONTEMPORÂNEA, ATIVISMO NAS ARTES, REPRODUTIBILIDADE



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


O curso terá uma abordagem prática e experimental. Em cinco encontros semanais on-line por meio de videoconferência apresentaremos referências teóricas, sugestões para pesquisas e discussões relacionadas ao tema proposto, além de exercícios gráficos e fotográficos que possam ser executados em casa, sem os equipamentos de uma oficina. Os trabalhos serão desenvolvidos individualmente, mas discutidos em grupo e acompanhados pelas professoras.



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


29 de abril a 27 de maio
Quintas, de 18h às 20h



VALOR


R$ 380,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso pretende explorar narrativas do cotidiano no contexto atual e criar poéticas através de experimentos gráficos utilizando diversos recursos, tradicionais e digitais.


CONTEÚDO


O ano de 2020 mudou o cotidiano de todos, nossas atividades e relacionamentos tornaram-se majoritariamente digitais por meio de plataformas de videoconferência e mídias sociais. Grande parte das práticas cotidianas passaram a ser realizadas a partir do espaço privado da casa – trabalho, ensino, encontros e eventos artísticos. Lentamente, as atividades presenciais se restabelecem no espaço público. Nesse cenário do COTIDIANO, pretendemos explorar diversas formas de NARRATIVAS – gráficas, fotográficas e textuais.

CRONOGRAMA


O primeiro dos cinco encontros será para apresentações e introdução ao curso. Nos encontros seguintes serão apresentadas visões de três autores sobre o cotidiano, trabalhos de artistas, sugestões para exercícios e discussão dos trabalhos semanais. O último encontro será de apresentação e avaliação dos resultados.

REFERÊNCIAS


DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano. Editora Vozes, 1994.

PEREC, George. Tentativa de esgotamento de um local parisiense. Editora G. Gill, 2016

DEBORD, Guy. Teoria da deriva. In: Berenstein Jacques, Paola. Apologia da deriva Escritos situacionistas sobre a cidade. Casa da Palavra, 2003.    












Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio