litografia

Tina Velho


LITOGRAFIA, IMAGEMDIGITAL, IMAGEMGRÁFICA, GRAVURA, ATELIÊ, PEDRA, SENEFELDER, DESENHO, ENSINO, SÉCULOXVIII, CONTEMPORÂNEO,ARTISTAS, IMPRESSÃO



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS
Curso presencial *

DINÂMICA


Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Não exige conhecimentos prévios.



QUANDO


Turma 1 
05 de maio a 08 de dezembro
Quartas, de 10h às 13h

Turma 2 
05 de maio a 08 de dezembro
Quartas, de 14h às 17h

* A realização do curso pode variar de acordo com o avanço da crise sanitária



VALOR


R$ 380,00 / mês - 1 vez por semana
R$ 450,00 / mês -  2 vezes na semana



RECURSOS NECESSÁRIOS


Papel para impressão

Papel jornal

Lápis



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso é oferecido a artistas, alunos com trabalhos em desenvolvimento e iniciantes. É destinado àqueles que pretendem desenvolver trabalhos em litografia e tenham interesse em discutir sua produção dentro do universo contemporâneo.

O curso objetiva, através da prática de ateliê, explorar e entender os princípios da litografia, estendendo suas possibilidades, de forma a combinar e mesclar diferentes procedimentos utilizando também como veículo gráfico o computador e outras ferramentas contemporâneas. A partir de aulas práticas entremeadas por debates sobre textos e artistas contemporâneos, será estimulada a produção de projetos individuais, com orientação e discussão dos trabalhos.


CONTEÚDO


A Litografia é um processo de impressão planográfica cuja matriz é a pedra, foi descoberta em Munique no final do século XVIII por Alois Senefelder. As pedras utilizadas provêm em sua maior parte das minas de Solnhofen, perto de Munique. O princípio da litografia está baseado em um fenômeno físico: a incompatibilidade entre a água e a gordura, que, sob a forma de crayon ou tinta, é utilizada para desenhar sobre a pedra. Além dos princípios da litografia, o aluno receberá orientação sobre princípios básicos da imagem digital e outras interferências gráficas inerentes aos seus projetos.

O curso será baseado na produção, análise e discussão dos projetos individuais dos alunos. Durante o curso, serão abordados diversos meios de impressão e interferências, mesclando processos digitais, litográficos e outros. As aulas práticas serão entremeadas por debates e discussões sobre textos e artistas contemporâneos, estimulando e ampliando o conhecimento neste campo.


REFERÊNCIAS


ANTREASIAN, Garo Z. e ADAMS, Clinton. The Tamarind Book of Lithography: Art and Techniques. Editora Harry N. Abrams Inc., 1971

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo, Editora Brasiliense, 1994.

BURGER, Peter. Teoria de Vanguarda. São Paulo, Cosac Naify, 2008

MACHADO, Arlindo. O Quarto Iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro – Rios Ambiciosos, 2001

SARAIVA, Alberto (org.). Poesia Visual. Rio de Janeiro – F10 Editora, 2013.




Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio