Xilogravura e Conexões

Julio Castro


XILOGRAVURA, GRAVURA, ARTE URBANA, ARTE CONTEMPORÂNEA



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS
Curso presencial *

DINÂMICA


Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

Oficina permanente



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Não exige conhecimentos prévios.



QUANDO


04 de janeiro a 06 de dezembro. Segundas, de 18h às 21h



VALOR


R$ 380,00 / mês



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

Matrizes em madeira

1 folha de laminado de madeira

Papel canson 200g/m³

Goivas (Instrumentos de corte para xilogravura)

Caneta marcador permanente

Papel jornal

Papel manteiga

Papel triplex

Acetato transparente

Cola branca

Tesoura



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


Originada como uma necessidade de multiplicação da escrita, a xilogravura surgiu em torno do século IV na China e no Japão. Milenar e atual, tem possibilidades de pesquisa que podem ser observadas em diversas frentes na produção contemporânea. Sua natureza múltipla permite abordagens no campo editorial como livros de artista, fanzines, cartazes, impressos em geral e marca presença nas manifestações da arte urbana.


CONTEÚDO


O curso pretende desenvolver a prática da xilogravura no âmbito da arte contemporânea. A dinâmica de oficina regular, o conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão funcionarão como estimuladores à produção e à reflexão sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam.

Prática permanente de oficina, enfatizando a organização coletiva do espaço, sua dinâmica e manutenção.

– Desenvolvimento da produção dos participantes através de avaliações periódicas.

– Aula expositiva com projeção de imagens e discussão do conteúdo.

– Possibilidade da realização de um trabalho coletivo

– Visitas didáticas à exposições e/ou ateliers de artistas.

– Introdução ao conhecimento técnico de gravação em madeira e materiais alternativos.

– História da xilogravura no Brasil a partir do modernismo até a atualidade, análise da produção brasileira e principais artistas. Relação da produção de xilogravura com os diversos movimentos da arte urbana nos dias de hoje.

– Conhecimento teórico, de gravação e exploração de técnicas de impressão com ênfase na cor.

– Conhecimento dos tipos de papel, suas características e possibilidades

– Suporte e acompanhamento crítico da produção dos participantes


REFERÊNCIAS


GRAVURA – Arte Brasileira do Séc.XX / Textos de Leon Kossovitch e Mayra Laudanna, Ricardo Resende; Apresentação Ricardo Ribenboim - São Paulo: Cosac & Naify / Itaú Cultural, 2000

MARTINS, Carlos. Gravura e Modernidade / Pinacoteca de São Paulo, 2016

HERKENHOFF, Paulo. Contra a gravura - Catálogo Rio Gravura, Rio de Janeiro, 1998

MARTINS, Carlos. A Gravura de Segall – Catálogo da exposição no Paço Imperial, Rio de Janeiro, 1987

A GRAVURA BRASILEIRA na coleção Mônica e George Kornis, Catálogo Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2008

MESQUITA, Ivo. Gravura em campo expandido / Pinacoteca de São Paulo, 2012






Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio