Fotografia Expandida [Edição Especial]

Denise Cathilina



FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA, TRANSMÍDIA, FOTOGRAFIA HÍBRIDA


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Exercícios semanais.

Análise em sala de aula dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

Apresentação e análise de obras de artistas brasileiros e internacionais que utilizem a fotografia como meio de expressão poética.

Aulas teóricas, objetivando o fortalecimento do pensamento crítico do aluno em relação a sua própria produção.

Exercícios práticos que proporcionem expansão dos recursos expressivos dos alunos.



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Não exige conhecimentos prévios.



QUANDO


Turma 1
05 de maio a 28 de julho
Quartas, de 14h às 17h

Turma 2
03 de maio a 26 de julho
Segundas, de 19h às 22h



VALOR


R$ 1140,00 ou 3x de R$ 380,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso prático e introdutório pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Nosso objetivo é propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens.

O curso Fotografia Expandida tem como proposta de trabalho explorar as fronteiras da fotografia contemporânea e seus hibridismos e, nesse momento, não poderíamos ficar alheios às modificações trazidas pela virtualização, às novas maneiras de estar no mundo e de produzir arte. É imperativo pensar sobre as potencialidades trazidas pelo meio virtual. Na edição deste semestre foram incluídos os temas: foto-ebook, montagem de exibições em ferramentas 3D, foto-projeções e pinhole digital.  Anthotype, fotografia feita com vegetais desenvolvida por Sir John Herschel, em 1842, é uma técnica que exige tempo, observação e experimentação. Cria uma fotografia fugaz, delicada, natural e ecológica.


CONTEÚDO


O ano de 2020 mudou o cotidiano de todos, nossas atividades e relacionamentos tornaram-se majoritariamente digitais por meio de plataformas de videoconferência e mídias sociais. Grande parte das práticas cotidianas passaram a ser realizadas a partir do espaço privado da casa – trabalho, ensino, encontros e eventos artísticos. Lentamente, as atividades presenciais se restabelecem no espaço público. Nesse cenário do COTIDIANO, pretendemos explorar diversas formas de NARRATIVAS – gráficas, fotográficas e textuais.

A fotografia como expressão poética de conceitos. Reflexão teórica sobre os exercícios apresentados.

Interferindo na máquina fotográfica. Experimentação crítica dos diversos dispositivos de produzir fotografias: analógicos, digitais, industriais e artesanais, como a pinhole digital e a câmera obscura.

Interferindo na imagem fotográfica. Técnicas fotográficas históricas. Fotografia e as impressões gráficas. Colagem e negativos construídos. Fotografia e a imagem em movimento. Edição digital. Foto-ebook. Montagem de exibições em ferramentas 3D. Foto-projeção.

A fotografia híbrida. Foto-objeto. Foto-instalação. Fotografia e performance.

Orientação para a criação e desenvolvimento de um projeto ao final do curso.

REFERÊNCIAS


WEBB, Jeremy. Creative Vision – Digital & Traditional Methods for Inspiring Innovative Photography. Switzerland, AVA Publishing .2005.

FLUSSER, Vilém – Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro. Relume Dumará.2002.

MACHADO, Arlindo – A Fotografia como expressão do Conceito. Revista Studium- Unicamp. Disponível em,

SANTAELLA, Lucia e NOTH, Winfried. Imagem Cognição e Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001
















Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio