Fotografia Expandida [Edição Especial]

Denise Cathilina



FOTOGRAFIA, ARTE CONTEMPORÂNEA, TRANSMÍDIA, FOTOGRAFIA HÍBRIDA


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.

Não exige conhecimentos prévios.



QUANDO


Turma 1
01 de março a 21 de junho
Segundas, de 14h às 17h

Turma 2
01 de março a 21 de junho
Segundas, de 19h às 22h



VALOR


R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso prático e introdutório pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Nosso objetivo é propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens.

O curso Fotografia Expandida tem como proposta de trabalho explorar as fronteiras da fotografia contemporânea e seus hibridismos e, nesse momento, não poderíamos ficar alheios às modificações trazidas pela virtualização, às novas maneiras de estar no mundo e de produzir arte. É imperativo pensar sobre as potencialidades trazidas pelo meio virtual. Na edição deste semestre foram incluídos os temas: foto-ebook, montagem de exibições em ferramentas 3D, foto-projeções e pinhole digital.  Anthotype, fotografia feita com vegetais desenvolvida por Sir John Herschel, em 1842, é uma técnica que exige tempo, observação e experimentação. Cria uma fotografia fugaz, delicada, natural e ecológica.


CONTEÚDO


A fotografia como expressão poética de conceitos. Reflexão teórica sobre os exercícios apresentados.

Interferindo na máquina fotográfica. Experimentação crítica dos diversos dispositivos de produzir fotografias: analógicos, digitais, industriais e artesanais, como a pinhole digital e a câmera obscura.

Interferindo na imagem fotográfica. Técnicas fotográficas históricas. Fotografia e as impressões gráficas. Colagem e negativos construídos. Fotografia e a imagem em movimento. Edição digital. Foto-ebook. Montagem de exibições em ferramentas 3D. Foto-projeção.

A fotografia híbrida. Foto-objeto. Foto-instalação. Fotografia e performance.

Orientação para a criação e desenvolvimento de um projeto ao final do curso.


REFERÊNCIAS


WEBB, Jeremy. Creative Vision – Digital & Traditional Methods for Inspiring Innovative Photography. Switzerland, AVA Publishing .2005.

FLUSSER, Vilém – Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro. Relume Dumará.2002.

MACHADO, Arlindo – A Fotografia como expressão do Conceito. Revista Studium- Unicamp. Disponível em,

SANTAELLA, Lucia e NOTH, Winfried. Imagem Cognição e Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001
















Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio