Oficina de Transformação de Materiais
Marcos Duarte
ARTE CONTEMPORÂNEA, OBJETOS, ESCULTURA, TRIDIMENSIONALIDADE, ESPAÇO
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS
Curso presencial *

DINÂMICA
O curso propicia um espaço de trabalho contínuo, assim como meios e elementos para reflexões voltadas para o processo desenvolvido por cada aluno. A ênfase recai sobre a prática das experimentações e o aprimoramento do seu desempenho na operação de maquinários necessários à execução do seu projeto. As atividades são conduzidas a partir da experiência prática individual, lugar híbrido de ação/reflexão, onde emergem questões e enfrentamentos a partir das especificidades de cada material. A escuta e o diálogo fluem de maneira simultânea no campo dos fazeres e das integrações híbridas com ferramentas, maquinários e ideias. O desenvolvimento do aluno na formulação do projeto, escolha de materiais e exploração das possibilidades e desafios a serem solucionados na elaboração e execução do trabalho definem a condução do acompanhamento individualizado ao longo do curso.
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.
Não exige conhecimentos prévios.
QUANDO
02 de março a 22 de junho.
Terças, de 14h às 17h
* A realização do curso pode variar de acordo com o avanço da crise sanitáriaVALOR
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS



SOBRE
O curso é realizado na Oficina 3D, que funciona como um laboratório de experimentações e execução de projetos escultóricos e de objetos. Nesse ambiente, o aluno desenvolverá seu projeto com acompanhamento e discussões sobre a melhor forma de executar o trabalho e a escolha de materiais e técnicas. As atividades serão desenvolvidas buscando o aprimoramento das práticas de uso da oficina, observando normas de segurança, tais como uso de equipamentos de proteção individual, e o conhecimento do maquinário e das ferramentas.
CONTEÚDO
As intervenções tridimensionais e a percepção do processo de interferência no espaço; possibilidades e usos de diferentes materiais, objetos e maquinário no processo de transformação da forma e sua permanência/impermanência no espaço; os modos de trabalho e o aprimoramento de técnicas para intervenção e construção de objetos (esculturas, construção, assemblage); o lidar com as especificidades das diferentes matérias; as normas de segurança, equipamentos de segurança, manutenção básica no uso de equipamentos e maquinários, comportamento e disciplina em oficina de trabalho.
REFERÊNCIAS
DUARTE, Paulo Sergio. Do experimental à dispersão imperativa. In: DUARTE, Paulo Sergio. Arte Brasileira Contemporânea – um prelúdio. OPUS, s/d.
FRIEDMAN, Terry & GOLDSWORTHY, Andy. Hand to Heart: Andy Goldsworthy Sculpture. England: The Henry Moore Centre for the Study of Sculpture, 1990.
SENNETT, Richard. O artífice. Rio de Janeiro: Record, 2009.
SERRA, Richard. Escritos e entrevistas (1967-2013). SP: IMS, 2014.