Pintura Brasileira: Lado B

Bernardo Magina e Clarissa Diniz



HISTÓRIA DA ARTE, ARTE BRASILEIRA, ARTE MODERNA, ARTE CONTEMPORÂNEA, PINTURA, ARTE POPULAR


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MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema

Não exige conhecimentos prévios.



QUANDO


02 de março a 22 de junho
Terças, de 19h às 21h30



VALOR


R$ 1.400,00 ou 4x de R$ 350,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



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MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso aborda perspectivas não-hegemônicas em torno da pintura produzida no Brasil. A partir da análise de obras de artistas – aqui apelidados de "lado B" – que não figuram na historiografia canônica da assim chamada "arte brasileira", propõe-se percorrer leituras alternativas a problemáticas estéticas, sociais, políticas e identitárias que compõem as suas narrativas.


CONTEÚDO


A partir de questões fundamentais (como cor, matéria, paisagem), serão criticamente aproximadas obras de artistas diversos cujas investigações têm, como centro, a pintura. A fricção entre práticas e perspectivas estética, social, política e identitariamente distintas intenciona expandir as leituras da "pintura brasileira", dedicando-se a analisar artistas historicamente pertencentes ao "lado B" de seus discursos e narrativas hegemônicas.  Assim, as reflexões suscitadas no curso se darão, majoritariamente, em torno de obras que têm sido interpretadas como "secundárias" em comparação aos "cânones da arte brasileira", estando por vezes circunscritas a categorias como "art naif" ou "arte popular".

O curso será estruturado em blocos dedicados a questões fundamentais da pintura, a partir das quais serão discutidos artistas e obras tanto do cânone, quanto do lado B da arte produzida no Brasil. Ao término de cada bloco, um artista será convidado a discutir sua própria obra em diálogo com as reflexões elaboradas ao longo de cada etapa do curso.

As aulas terão formato teórico, apresentadas a partir de imagens, vídeos, textos, e em interação com os alunos.


REFERÊNCIAS



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