Stencil em Base Fotográfica - da Gravura à Arte Urbana

Julio Castro e Ana Clara Lemos



STENCIL, IMAGEM, FOTOGRAFIA, ARTE URBANA, PRÁTICA ARTÍSTICA


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


03 de março a 23 de junho
Segundas, de 15h às 18h



VALOR


R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera

Caderno de anotações (não serve laptop ou tablet)



                 MATRÍCULA                 
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende ensinar a versatilidade de sua prática e possibilidades de desdobramentos: impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe e também a realização de painéis em grandes formatos. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção dos trabalhos no ambiente da cidade. O participante realiza exercícios individuais a partir do conhecimento adquirido ao mesmo tempo em que é convidado a pensar coletivamente na formulação de um painel para somar ao circuito de murais que estamos realizando no entorno da Rua do Oriente em Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro.


CONTEÚDO


Introdução teórica, origens e desenvolvimento do stencil ao longo da história: das pinturas rupestres até os movimentos urbanos, manifestações políticas e a cultura hip hop.

Suporte fotográfico para a produção das imagens.

Procedimentos de edição das imagens no programa Photoshop para a obtenção dos moldes vazados que formarão as matrizes.

Impressão e corte das matrizes e impressão/pintura das imagens.

Stencil em pequenos formatos: imagens em A4 e A3; diálogo com a gravura.

Stencil em grandes formatos – trabalho em grupo: arte urbana.

Stencil e suas possibilidades de geração de produtos.

A cada encontro seguimos uma linha evolutiva onde o participante conhece e pratica a edição das imagens, a metodologia de corte das matrizes e a impressão dos trabalhos com tinta spray e com o uso das metodologias de impressão nas prensas de gravura.


REFERÊNCIAS


BANKSY. Guerra e spray / Banksy. Traduzido por Rogério Durst. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.

HUNTER, Garry. Arte de rua ao redor do mundo. Traduzido por Renata Brabo. São Paulo: Madras, 2013.

MÔNICA NADOR. Folder RioLoco – Ano do Brasil na França, 2005.

BORGES, Jorge Luis. O Livro dos Seres Imaginários. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2007.



















Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio