Tópicos Essenciais de Curadoria e Montagem de Exposições de Arte

Fernando Cocchiarale e Ivan Pascarelli



CURADORIA, ARTE CONTEMPORÂNEA, CONCEPÇÃO DE ESPAÇO, MONTAGEM DE EXPOSIÇÕES


                 MATRÍCULA                
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS


DINÂMICA


Aula expositiva em videoconferência

Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula



PÚBLICO


Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema

Não exige conhecimentos prévios



QUANDO


04 de março a 24 de junho
Quintas, de 19h às 21h



VALOR


R$ 1.600,00 ou 4x de R$ 400,00



RECURSOS NECESSÁRIOS


Acesso à internet

Computador ou celular com câmera



                 MATRÍCULA                 
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

SOBRE


Apresentar para estudantes, artistas, designers, arquitetos, produtores culturais e demais interessados, as etapas essenciais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de exposições de arte. Não é, portanto, um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial.


CONTEÚDO


Começo e desdobramentos da produção artística contemporânea entre as décadas de 1950 e 1960: transbordamento da produção artística artesanal (pintura, desenho, escultura, gravura) para as novas mídias tecnológicas (fotografia, filme, vídeo, etc.) e sua aproximação com outras artes (performance, intervenções na natureza, espaços urbanos, na esfera do conceito, e da sonoridade) para além das fronteiras convencionais da produção estrita de obras (objetos artísticos) e suas articulações com o novo contexto mundial depois da Segunda Guerra Mundial.

Caracterização dos diferentes tipos de exposição: permanente, temporária, itinerante, periódica, individual, coletiva, documental, etc e profissionais envolvidos: curador, arquiteto, designer, produtor, cenotécnico, museólogo, montadores, etc.

Concepção do projeto curatorial: conceito da exposição; escolha dos artistas e obras que irão integrá-lo em função da visualização desse conceito na exposição.

As aulas serão acompanhadas de projeções de imagens de vasto acervo de fotos realizadas pelos professores nos últimos 30 anos, em diferentes instituições culturais do país.


REFERÊNCIAS


O’DOHERTY, Brian. No Interior Do Cubo Branco: a Ideologia Do Espaço Da Arte. Martins Fontes, 2002 – 138 páginas

CASTILLO, Sônia Salcedo del. Cenário da Arquitetura da Arte: Montagens e Espaços de Exposições. Martins Fontes, 2008 – 352 páginas

OURIQUES, Evandro Vieira; LINNEMANN, Ana; LANARI, Roberto. Manuseio e Embalagens de Obras de Arte. Funarte, 1989 – 101 páginas

HEGEWISH, Katharina e KLÜSER, Bernd org.. L’Art de le Exposition – une documentation sur trente





















Realização


Apoio Cultural

Apoio



Patrocínio