Tópicos Essenciais de Curadoria e Montagem de Exposições de Arte
Fernando Cocchiarale e Ivan Pascarelli
CURADORIA, ARTE CONTEMPORÂNEA, CONCEPÇÃO DE ESPAÇO, MONTAGEM DE EXPOSIÇÕES
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS

DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema
Não exige conhecimentos prévios
QUANDO
04 de março a 24 de junho
Quintas, de 19h às 21h
VALOR
R$ 1.600,00 ou 4x de R$ 400,00
RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera
MATRÍCULA
MATRÍCULA PARA BOLSISTAS





SOBRE
Apresentar para estudantes, artistas, designers, arquitetos, produtores culturais e demais interessados, as etapas essenciais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de exposições de arte. Não é, portanto, um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial.
CONTEÚDO
Começo e desdobramentos da produção artística contemporânea entre as décadas de 1950 e 1960: transbordamento da produção artística artesanal (pintura, desenho, escultura, gravura) para as novas mídias tecnológicas (fotografia, filme, vídeo, etc.) e sua aproximação com outras artes (performance, intervenções na natureza, espaços urbanos, na esfera do conceito, e da sonoridade) para além das fronteiras convencionais da produção estrita de obras (objetos artísticos) e suas articulações com o novo contexto mundial depois da Segunda Guerra Mundial.
Caracterização dos diferentes tipos de exposição: permanente, temporária, itinerante, periódica, individual, coletiva, documental, etc e profissionais envolvidos: curador, arquiteto, designer, produtor, cenotécnico, museólogo, montadores, etc.
Concepção do projeto curatorial: conceito da exposição; escolha dos artistas e obras que irão integrá-lo em função da visualização desse conceito na exposição.
As aulas serão acompanhadas de projeções de imagens de vasto acervo de fotos realizadas pelos professores nos últimos 30 anos, em diferentes instituições culturais do país.
REFERÊNCIAS
O’DOHERTY, Brian. No Interior Do Cubo Branco: a Ideologia Do Espaço Da Arte. Martins Fontes, 2002 – 138 páginas
CASTILLO, Sônia Salcedo del. Cenário da Arquitetura da Arte: Montagens e Espaços de Exposições. Martins Fontes, 2008 – 352 páginas
OURIQUES, Evandro Vieira; LINNEMANN, Ana; LANARI, Roberto. Manuseio e Embalagens de Obras de Arte. Funarte, 1989 – 101 páginas
HEGEWISH, Katharina e KLÜSER, Bernd org.. L’Art de le Exposition – une documentation sur trente